Como falar com crianças sobre as mudanças climáticas?

Atualizado: 25 de Jul de 2019


Como falar para uma miúda de 5 anos que as plantas, animais e paisagens que ela tanto adora estão correndo grande perigo? Como explicar a situação sem que ela saia correndo assustada pela casa a chorar?


Existem muitas maneiras de falar sobre o que está acontecendo com a Terra de uma forma apropriada sem assustar as crianças. Um dos segredos é garantir uma base de conhecimentos e experiências para que as crianças apreciem e tenham curiosidade sobre o meio ambiente. É importante que os responsáveis sejam capazes de discutir conceitos científicos básicos e que conversas com as crianças sobre mudanças climáticas se concentrem na possibilidades de soluções, bons exemplos e respeito a comunidade. O mais importante é ajudarmos os pequeninos a desenvolverem uma apreciação pelo mundo natural antes de tentarmos explicar que estamos buscando reverter uma situação crítica de desequilíbrios em ecossistemas e mudanças de clima. Essa base pode ser criada nos responsáveis ao assistir um documentário sobre a natureza, visitando um espaço com vida selvagem ou um museu de história natural, ou apresentando para a criança habitats naturais como riachos, praias ou florestas. Tais experiências despertam nas crianças sensações e motivos para entenderem que cuidar da terra é importante. Isso as ajudam a perceber a situação das mudanças climáticas - e se preocuparem e criarem empatia para a causa. Ajudam a criar conexões.


Exemplo dentro de casa


Introduza na sua casa o conceito e as atitudes de reciclagem, re aproveitamento, tente evitar produtos plásticos desnecessários e selecione itens alimentares que produzam menos gases poluentes. E faça tudo isso compartilhando essas decisões, evidenciando que é um processo de mudança e mostrando exemplos para os filhotes.

Quando você conecta essas atividades com a proteção do planeta e de seus recursos, as crianças desenvolvem uma compreensão mais profunda de como o comportamento humano pode afetar a Terra. Ela criará uma admiração pelo seu carinho pela natureza, compartilhará essas atitudes com seus amigos e amigas e seguirá seus exemplos.


Positividade


O tema pode ser assustador, mostrar imagens e vídeos de desastres e poluição podem assustar (se já nos impressionam, imaginem na cabecinha dos miúdos), então uma sugestão é mostrar os quadros positivos da situação. Mostrar iniciativas que já são sucesso.

Quando os pais se concentram em soluções e destacam histórias de sucesso, isso pode mudar fundamentalmente a forma como as crianças pensam sobre as mudanças climáticas - e que papel as crianças vêem para si mesmas na mudança do futuro do planeta. Elas querem seguir os vencedores, elas querem fazer parte destes movimentos.


Aprenda, compartilhe e ajude outros pais, amigos e professores que queiram abordar o assunto com as crianças. Só iremos vencer essa crise estando juntos, trocando informações. Incentive as escolas e grupos de mães a abordarem o assunto, descubram os melhores caminhos. Afinal, é o futuro dos pequeninos também. É nosso dever ajuda-los a compreender a situação, é nosso dever repensar nossos hábitos e dar o exemplo.


Bruno Lisboa

Livre Para



Fontes e mais informações:

National Geographic Kids

Rain Forest Alliance

Mashable

CONTATOS

 

canallivrepara@gmail.com

+351 914 820 619

+351 914 822 304

Penha de França | Lisboa | PT