Você conhece a Fashion Revolution?


O movimento Fashion Revolution acredita que mudanças positivas podem acontecer se todos pensarmos diferentemente sobre a moda e exigirmos mais.

O movimento quer uma indústria de moda e têxteis mais limpa, mais segura, mais justa, mais transparente e mais responsável. Quer que a moda se torne uma força para o bem e acredita em uma indústria que valoriza as pessoas, o ambiente, a criatividade e o lucro em igual medida.


A gota d'água


Em 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, entrou em colapso. 1.138 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história.

Foi a partir deste acontecimento trágico que nasceu o Fashion Revolution. Haviam cinco fábricas de roupas em Rana Plaza, todas fabricando roupas para o mercado ocidental. As vítimas eram em sua maioria mulheres jovens. 1.138 é um número muito alto de vidas perdidas em um prédio. Desde então, pessoas de todo o mundo se uniram para usar o poder da moda para mudar o mundo. Revolução da moda é agora um movimento global e inspirador.


Imagem da tragédia no Rana Plaza,

Muitas vezes a moda não é apenas glamour e lantejoulas. Os padrões de consumo rápido que nossa sociedade está acostumada a alimentar têm resultado em uma cadeia insustentável. Nossa demanda por mais e mais bens alimenta níveis de produção sem precedentes em uma cadeia de valor fragmentada. O processo não é transparente na maioria dos casos e não temos acesso à imagem completa. Tudo somado, isso limita nossa ação para fazer uma mudança.

Esta revolução está aqui para conscientizar as pessoas envolvidas na cadeia de valor da produção de moda, onde todas as ações tem uma consequência e você pode realmente impactar compartilhando suas histórias, refletindo sobre os seus hábitos e realmente saber a procedência dos produtos que você consome.



Fashion Revolution em Portugal


Você pode fazer parte dessa mudança de consciência e atitudes!

No sábado dia 27 estarão acontecendo eventos em Lisboa e Porto simultaneamente, entre as 10h e as 18h, no Gate 76, em Lisboa, e no OPO"Lab, no Porto.


Semana Fashion Revolution

Uma das atividades que você poderá participar é o Swap Market, ou Mercado de Troca! Este é um mercado de trocas que surge como um espaço de diversidade de participantes e bens promovendo a troca de roupa e o consumo sustentável, atribuindo poder ao consumidor na tomada de decisões que contabilizem a estrutura social e o ambiente. Além de ser muito divertido! Nesta edição o Livre Para vai participar e compartilhar com vocês como foi a nossa experiência! Fiquem atentos nas nossas redes sociais!


Este ano também conta com novidades, como a Transparency Fair, que é uma oportunidade das marcas exibirem o seu produto e para compartilharem toda a sua produção, todos os seus processos. Transparência agora também é a alma do negócio.


Esta é sua oportunidade de conhecer maneiras criativas de tornar o teu consumo mais consciente e sustentável e além do que já citamos o evento ainda oferecerá workshops, documentários e um fantástico e inovador Ignite Talks Portugal que contará com a nossa participação, compartilhando os propósitos e sonhos do Livre Para!


Lembrando que os eventos são todos de graça, são oportunidades de tirar um dia para refletir, questionar e aprender. Para quem quiser saber mais detalhes e ver toda a programação acesse a evento oficial do Fashion Revolution Portugal.



CONTATOS

 

canallivrepara@gmail.com

+351 914 820 619

+351 914 822 304

Penha de França | Lisboa | PT