top of page

Como você escolhe o próximo livro?


Cada um tem a sua história e relacionamento com os livros. Esta é um pouquinho da minha:

Eu sempre tive muito curiosidade e vontade de estar próximo dos livros. Desde criança tive a sorte de ser incentivado pelos meus pais a ler. Inclusive se eu ficasse uma semana comportado eu ganhava como prémio um almanaque do Mickey.

Qual o próximo livro?

Desde então vim crescendo o meu relacionamento com a leitura. Temos altos e baixos, posso confirmar. Períodos que engato em uma sequência de livros que fico orgulhoso, mas em outros momentos percebo uma demora para concluir a leitura, mas procuro respeitar esse momento, afinal outras 300 coisas podem estar acontecendo na nossa vida.


Qual será meu próximo livro? Diz aquela voz enquanto analiso o meu leque de possibilidades.

Percebi com o tempo que muitas vezes as leituras que escolho possuem o poder de influenciar o meu humor e imaginação. Então, também muitas vezes antes de decidir o próximo livro, levo essa realidade em consideração. "Quero um romance atual ou mais clássico para me distrair, ou um tema mais intenso que poderei criar paralelos com a realidade de hoje? E gente, não tem problema ser intenso aqui e refletir sobre as escolhas, afinal, são informações que estamos a inserir em nossas mentes, podemos decidir com carinho e inteligência sim!


E que felicidade de encontrar um livro que te cativa e te envolve? Ele pode ter aparecido por acaso através de um presente, de uma troca, de uma visita ao sebo, ou de um achado na lista de gratuitos digitais da loja amazon. Não são todos que te encantam de primeira, é verdade, Existem aqueles que a jornada é que acabará te encantando e na conclusão surge finalmente o sentimento de: Que livro bom! Vou abraça-lo.


Tenho sempre a minha lista de futuros interesses, mas isso não impede que eu deixe o "destino dos livros" agir. Como assim? Alguns livros aparecem na hora certa, não sei explicar, mas super acredito. São histórias que conectam com outras linhas da minha vida, com momentos ou viagens, com surpresas ou mudanças. E eu acabo por aprender através de narrativas de outras pessoas e personagens. Gosto quando isso acontece, pois é um encanto muito presente para quem se entrega as palavras e histórias.


Também gosto de variar. Depois de ler uma biografia: "ai que saudade de um bom mistério intergaláctico que questiona o poder das religiões organizadas e totalitarismo enquanto os personagens pulam em minhocas planetárias gigantescas.".


Da maneira como muitas vezes enxergamos as nossas listas "to watch" de séries de televisão e stream, quero continuar a encarar assim o meu relacionamento com a leitura. Quero dicas, quero novos mundos, novas autoras e novas culturas. Desejo que o universo apresente através das palavras novos horizontes e descobertas para que eu (e nós!) possamos crescer e evoluir.


Os livros vivem em uma linha do tempo própria e encontram humanos para criarem suas jornadas. Que loucura! =)


E agora eu pergunto, qual é o seu próximo livro? Já decidiu?

Quer uma dica? Beijinhos, Bruno Lisboa

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page