top of page

Livre Para no #RouteKidsDay de conscientização ambiental

Atualizado: 11 de dez. de 2018


O Livre Para esteve junto com o Instituto Route em uma ação de conscientização ambiental muito divertida com um grupo de crianças (ou miúdos) portuguesas. A ação foi realizada em conjunto com a Helpo na linda cidade de Cascais.

Route é um instituto presente em diferentes países, que busca tornar as praias ambientes mais limpos através da preservação e monitoramento de praias e conscientização ambiental. E agora está com uma equipe para atuar em Portugal também. A Associação Helpo presta apoio à população vulnerável ajudando nas necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio a criança. Aposta também em projetos de capacitação profissional da população. Somos fãs das duas iniciativas, por isso queríamos acompanha-los nesta nova ação que foi especial para a criançada no #RouteKidsDay!

No espaço em que a a ação aconteceu foi criado para os miúdos um mundo lúdico e criativo que ajudou a promover a conscientização da importância de cuidarmos dos mares e a importância de preservarmos e a vida marinha para a nossa sobrevivência e saúde.

Um dos voluntários Route recebeu os pequeninos vestido de "Lula Gigante Consciente", claro que as crianças adoraram. Elas também fizeram jogos e atividades abordando os 7 R's do consumo consciente: Repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle.

(Se você quiser saber mais sobre cada um dos 7 R's pode clicar aqui!)

Primeiro com tampinhas, garrafas, papel e outros "lixos" separados pela equipe, as crianças aprenderam as cores de identificação de reciclagem e separaram de acordo com os símbolos identificados. Se divertiram também criando mosaicos dos animais marinhos que devemos proteger da ação humana irresponsável. As artes prontas serão expostas nos próximos eventos e ações do Route Portugal!

São em atividades assim, que transitam entre a fantasia e a realidade, que muitas crianças se identificam e criam empatia com a causa de preservação da natureza e entendem a devida responsabilidade que temos que ter com a quantidade de lixo que produzimos e descartamos.


No fim da ação fizemos algumas perguntas sobre o que o Route havia ensinado para os miúdos, e os que acertaram ganharam as escovas de bambu do Livre Para como prêmio. Ficaram muito felizes e entusiasmados em poder levar para casa uma novidade para compartilhar com os pais e irmãos junto com tudo o que tinham aprendido. O interesse no assunto e participação das crianças durante toda a ação com perguntas e comentários nos surpreendeu, como é bom ter esperança nas novas gerações! Ensinando e compartilhando podemos ir longe!


bottom of page