top of page

Laranja é a cor da empatia

"Classificada como uma cor quente, esta simboliza encorajamento, atração, tolerância e prosperidade. Expressa comunicação e confiança." - Interpretação da cor Laranja.


Para nos distrairmos um pouco do trabalho com o Livre Para sentamos para fazer uma maratona da última temporada de Orange Is the New Black. Acredito que uma das séries mais antigas da Netflix e que segue como uma das melhores também. Sete anos seguindo as trajetórias destas personagens, sete anos de uma diversidade de empatias e compaixões despertadas.


A confusão é se amamos ou não estas personagens, pois elas erram! Elas até matam. Mas são humanas e vamos acompanhando o seus estados psicológicos e vamos tentando entender e justificar suas ações boas e ruins. E a diversidade. ah! obrigado, Netflix!


Quantas mulheres diferentes e interessantes. Quantos tipos diferentes de jornadas foram apresentadas a cada episódio, quantas perspectivas de vida dentro dessa sociedade desigual. Misturando a comédia (rindo da vida como ela é!) e o drama, a série criou conexões e nos fez subir e descer com os sentimentos nos mostrando o quanto somos iguais nas nossas diferenças.

E como somos diferentes! Mas iguais. Mas tão diferentes não da para acreditar! Iguais.


Os momentos mais difíceis (e interessantes para se refletir) eram os momentos que mostravam claras injustiças. Seja de uma empresa carcerária privada, de uma de administração pública ou dos abusos absurdos que os seus funcionários cometiam. Essas são sempre as horas mais complicadas de assistir. Porque isso acontece. Continua a acontecer. Está acontecendo agora enquanto estais lendo este texto. E a liberdade de ir e vir e a liberdade de expressão é que nos deixam ter séries assim, que denunciam e que cutucam. Que expõem as verdades mais cruéis. Temos que agradecer a série por nos mostrar estas realidades, estourar um pouco mais a nossa bolha de privilégios e de injusta indiferença. E não, não pode parar só na arte e na representação. As melhorias e correções precisam ser feitas urgentemente na realidade e não somente na ficção com trilha sonora..


Estamos ansiosos para assistir aos últimos episódios e conhecer o desfecho das queridas, poderosas e curiosas personagens. Tenho certeza que não serão todos os finais felizes, pois não faria sentido com o propósito de OITNB. Mas até o fim torceremos para o melhor e para que elas tomem as melhores decisões (as que nós julgamos como sendo as corretas na verdade). Mas elas estão na outra bolha, e lá a vida é como ela é.


Livre Para


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page