top of page

Como foi o Lisboa Mashup!


Para comemorar a European Green Week e para celebrar os agentes de mudança de Lisboa, o Livre Para junto com Lisboa Limpa realizou no dia 15 de maio a Green Week Lisboa Mashup, um evento oficial da EU Green Week que reuniu em uma festa a comunidade verde de Lisboa. Foi uma noite de arte, criatividade, informação e música, foram momentos de conexões, trocas, aprendizados e diversão!


O evento aconteceu no escritório do Lisboa Limpa, o projeto que criou uma rede de copos reutilizáveis e retornáveis que estão espalhados por toda a capital. O prédio onde se encontra a sede é uma construção antiga e típica da cidade, localizado próximo ao Jardim Botânico no Príncipe Real. Pode-se notar nos papeis de parede, na arquitetura e dimensões do espaço toda a história que ali está gravada.



Esta foi a primeira produção do Livre Para em terras portuguesas, então imaginem a nossa animação e ansiedade para criar um evento feliz, com mensagens positivas que fizessem com que os presentes refletissem sobre sustentabilidade e caminhos zero waste, mas também que relaxassem depois de um dia de trabalho se divertindo com novos e velhos amigos.



No fim de tarde do dia 15 de maio estavam reunidas pessoas da Alemanha, Brasil, Itália, Chile, Albânia, e claro, Portugal! O Lisboa Mashup agregou ideias e reuniu pessoas de diferentes nacionalidades e backgrounds, mas que tinham um pensamento em comum: Nós acreditamos no poder da união para vivermos em uma sociedade responsável e cuidadosa com a natureza.


A decoração do evento foi criada e produzida buscando reutilizar e recriar. Elementos que eram considerados "lixo", "descarte", ganharam nova vida. Foi aí que a criatividade e talento do João Kraeski (Criador de arte do Livre Para e participante do concurso Arte Zero) entraram em cena e acabaram por encantar a todos. A consultoria para que o evento seguisse um caminho sustentável e responsável foi feita pelo nosso parceiro Atelier Caravela e a eco-designer Ana Vitória.



Toda a alimentação era vegetariana e vegana, eram bolos, frutas, doces, sucos e opções salgadas para todos. A equipe do Lisboa Limpa se dedicou em oferecer com muito carinho comidinhas deliciosas e saudáveis para todos!


A festa também contou com a nossa montra de consumo consciente, uma vitrine de opções e alternativas para quem quer diminuir seu impacto na hora de descartar seus resíduos.

Tivemos a participação de uma das melhores lojas zero waste do mundo, a Maria Granel, com uma gama de produtos ecológicos que variavam entre cozinha, banho, e dia a dia.

Na montra também estavam presentes Biatakí, Route Portugal, Caravela Eco e os produtos do Livre Para, como o kit palhinhas reutilizáveis e as escovas ecológicas de bambu de reflorestamento.



A arte esteve presente com obras do concurso ArtZero, que foram feitas a partir de lixo recolhidos na limpeza de praia realizada pela associação Route Portugal, presente também no Lisboa Mashup com a exposição Artvismo. São exemplos de como a criatividade artística também está aqui para conscientizar mentes e corações.



Obrigado a todos que estiveram presentes, a toda equipe da organização e nossos parceiros incríveis. Tivemos uma noite especial onde pudemos chegar a conclusão de que não estamos sozinhos nessa jornada. O mundo é colaborativo. Juntos vamos mais longe, cuidar do planeta faz parte do nosso presente e um trabalho comunitário.


Grande abraço e até a próxima!


Bruno Lisboa & equipe Livre Para.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page