top of page

Livre Para refletir: Consumo compulsivo.



Você já parou para pensar se está consumindo para viver ou vivendo para consumir?


O novo post da série Refletir com a Psicóloga Mariá Lisboa Diotallévy aborda as características do consumo compulsivo. Em tempos de novas reflexões sobre o consumo consciente, também é importante avaliarmos relações do nosso estado mental + compras:


"À compulsão por compras caracteriza-se por um estado constante no qual o indivíduo tem a mente dominada por pensamentos intrusivos e repetitivos relacionados à necessidade de adquirir diversos tipos de produtos ou mercadorias. Esses pensamentos se tornam obsessivos, e o ato de comprar adquire um caráter de urgência que tem o intuito de aliviar o terrível mal-estar interno gerado por tais pensamentos.

O Compulsivo por compras sente uma preocupação frequente em comprar ou impulsos para comprar que são vivenciados como irresistíveis, intrusivos e/ou sem sentido. Ele compra com frequência mais do que pode pagar, compra frequente de itens que não são necessários ou faz compras por períodos de tempo mais longos que o pretendido.

As preocupações, impulsos ou comportamentos de comprar causam notável sofrimento, consomem muito tempo interferem signitivamente no funcionamento social ou ocupacional ou resultam em problemas financeiros (endividamento ou falência).

Se para você identificar todos esses aspectos é uma grande dificuldade, um psicólogo pode te ajudar nessa busca."

Psicóloga Mariá Lisboa Diotallévy


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page