Marionetas, arte & histórias


Entramos no antigo Convento das Bernardas em Lisboa e fomos transportados para um espaço sem tempo definido, cheio de arte e histórias em uma mistura colorida e internacional.


Visitamos o Museu da Marioneta, dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta (marionete no Brasil) e a difusão do teatro de marionetas, percorrendo a história desta fascinante forma de arte através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem!


Hoje nós temos livros, jornais, televisão, cinemas e redes sociais para consumir (e trocar) informações e criar conteúdos. Mas imaginem um mundo em que a fonte de notícias e entretenimento era basicamente o teatro! O teatro com bonecos, fantoches, marionetes e marionetas! Eram através destes teatros que as lendas, histórias e costumes foram transmitidas para outras gerações. Durante muito tempo a importância destes momentos eram sagradas e realizadas em cerimônias especiais. Mostrando o valor real que era dado para essa troca de informações. Muitas vezes vitais para as tribos e comunidades.


O ser humano é um ser social, que precisa se comunicar e trocar experiencias. As marionetas representaram durante muito tempo uma maneira livre para os artistas se expressarem, criando sonhos em espetáculos lúdicos, mas também encontrando ali uma maneira de fazer críticas aos costumes de sua época e aos seus líderes. Encontrou ali uma voz e nunca mais parou.

Essa é uma das mensagens que vamos captando ao passear pelas salas do Museu da Marioneta, de como a arte é importante de diversas maneiras para a nossa comunicação como sociedade e para os nossos registros históricos. Pois, são outros pontos de vista, visões livres (isso sem dizer se são corretas ou não, vai da interpretação de cada um) e que ficaram registradas ao redor do mundo nas fantasias, expressões e formatos de cada boneco.


O museu nos leva a uma viagem por diferentes lugares do mundo como Indonésia, Tailândia, Vietnam, Brasil e chega na Europa, mostrando a evolução dos trabalhos dos artistas e de seus temas abordados nas peças.


Vale muito a visita e é uma ótima maneira de refletir e admirar a beleza desta arte que hoje já não representa o que é mais consumido de entretenimento, mas possui sua delicadeza e mensagem criativa ainda poderosa. Muito se pode transmitir, encantar e ensinar com todo o mundo mágico das marionetas!


Museu da Marioneta Convento das Bernardas Rua da Esperança, n° 146 1200-660 Lisboa


Aberto de terça-feira a domingo 10h00 às 18h00

CONTATOS

 

canallivrepara@gmail.com

+351 914 820 619

+351 914 822 304

Penha de França | Lisboa | PT