top of page

O que é mais importante do que salvar a nossa casa?


Os estudantes deste planeta estão se unindo para nos dar uma lição e para ajudar a termos um importante despertar na nossa sociedade: O que é mais importante do que salvar a nossa casa?


Algo em comum entre todos os seres vivos é que nós temos duas casas. O planeta Terra e nossos corpos físicos. Precisamos estar atentos aos dois para sobrevivermos, cuidar da saúde das nossas duas casas, nosso espaço individual e o coletivo.

E é essa mensagem que jovens estudantes querem passar através de um grito de atenção e de alerta para as mudanças climáticas. Lembrando que as perspectivas dos que tem um longo futuro pela frente precisam ser ouvidas com a devida atenção. Afinal, não deveríamos estar sempre aprendendo e evoluindo?


O movimento é "Estudantil, internacional, pacífico e não-violento, determinado e organizado. Descentralizado e não-partidário.", mostrando que eles estão cientes que é preciso de foco e de um discurso claro, com fatos e dados. Para que não apareçam oportunistas para desviar o assunto em direção de suas agendas próprias. São lições dos tempos atuais na comunicação.

"O esforço que os governos e as organizações internacionais estão a fazer para solucionar esta enorme crise, em que cada minuto conta, é mínimo. Protocolos, acordos e metas ambientais são deliberadamente desrespeitados e ignorados." (Fonte: Greve Clima Estudantil)


Inspiração


"Tudo começou quando Greta Thunberg, jovem sueca de 16 anos, decidiu, em Agosto, fazer greve das aulas em frente ao parlamento sueco, segurando o famoso cartaz "School Strike for

Climate". O seu objetivo era chamar à atenção dos políticos suecos para a resolução séria e eficaz da crise climática. Assim o conseguiu." (Fonte: Greve Clima Estudantil)



E a mensagem é clara: Precisamos tratar do assunto como prioridade, isto não é brincadeira.


Ação


Como prova disto, está marcado para o dia 15 de Março a primeira Greve Climática Estudantil Pelo Clima em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Também estarão acontecendo ações em diferentes países como Suíça, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Nova Zelândia e Itália.

No site Greve Climativa PT você encontra informações de como participar da greve, como divulgar e explicações de todos os detalhes e intenções do movimento.


"Chega de comprometerem de forma egoísta o nosso futuro na Terra. É hora de nós, jovens e estudantes, lutarmos com garra.

Convidamos todos, estudantes ou não, a juntarem-se a nós nesta causa tão importante. 

Faz greve das aulas dia 15 de março, manifesta-te connosco e #FazPeloClima!"

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page