top of page

8M 2019 - Dia Internacional da Mulher



Dia 8 de março de 2019, no Dia Internacional da Mulher, aconteceu um movimento de escala mundial onde as mulheres se uniram para gritar: Prestem atenção, estamos mais unidas do que nunca e não aceitamos mais as desigualdades, violências e a falta de respeito.

Tivemos a oportunidade de acompanhar o evento aqui em Lisboa, Portugal, e foi lindo de ver.

Foi lindo ver mulheres, crianças e homens juntos pedindo paz, respeito e igualdade.

Não haviam partidos políticos, nem suas bandeiras levando a multidão. E sim um clamor pacífico por justiça. Ninguém quer mais, e ninguém quer menos.

O famoso Terreiro do Paço de Lisboa estava cheio, avistamos grupos de senhoras, casais, turmas de adolescentes e famílias.

E lá testemunhamos conversas sobre empoderamento feminino, escutamos desabafos sobre traumas do passado. Vimos a união e a sororidade entre as participantes.

A marcha saiu unida pelas ruas da cidade e com ela música e protesto. Tinha respeito, mas também tinha indignação. Tinha alegria, mas também um sentimento de urgência.

A cada placa ou faixa avistada, víamos mensagens pedindo: ''Escutem, por favor. Não estamos exagerando. Nos queremos vivas.''

Que inspirador que é ver as mulheres se unindo para um bem maior. Igualdade, segurança, representatividade e oportunidade. Não se deixem levar pelos excessos de pessoas radicais que podem manchar esses movimentos históricos. Elas sempre existiram e sempre existirão. Não se deixem contaminar por notícias falsas e sensacionalistas. Esse movimento de protesto e união é sensato e importante. Humanos de verdade não temem a igualdade.

Precisamos de mudanças e ajustes, e trocando experiencias e informações é que seguiremos em frente e evoluiremos como sociedade.

''Nenhuma a menos! Vivas nos queremos!''
bottom of page