top of page

Almoço debate com a Representação da Comissão da União Europeia em Portugal

Este é o ano Europeu da Juventude!


Nós fomos convidados pela Representante da Comissão da União Europeia Sofia Moreira de Sousa sua e equipa para um almoço debate na sede portuguesa da Comissão Portuguesa em Lisboa, um encontro com um grupo de jovens líderes para debater o presente e o futuro da Europa, com o objetivo de escutar a juventude e as nossas visões sobre a realidade do Projeto Europeu e o que sonhamos para os nossos futuros.


Dia 14 de setembro será apresentado o discurso anual da Presidenta Ursula von der Leyen @ursulavonderleyen para o Parlamento Europeu @parl.europeuportugal e as diferentes representações da Comissão Europeia pelo 27 países membros estão a recolher informações dos cidadãos, a fim de levar estas importantes fontes de dados e visões para as lideranças da comunidade europeia. E aqui em Portugal não foi diferente!


Com muita atenção, respeito e inteligência, o debate organizado foi pautado por questões urgentes como a necessidades de ações pelo clima e o papel de cada cidadão, a guerra na Ucrânia e a consequente crise energética, caminhos para a economia circular, respeito e igualdade de género e a importância da literacia política e digital para os nossos desafios atuais.


Refletimos que apesar das reais dificuldades que enfrentamos hoje, de um ponto de vista histórico, nós vivemos em uma época próspera, de evolução, reflexão e ação. Refletimos que as crises acabam por unir os que desejam enfrentar com coragem e seriedade as adversidades que a vida em sociedade pode apresentar. Os valores de uma Europa unida são inspirados em valores que acreditamos que devam ser universais: solidariedade, respeito, resiliência, igualdade e união.

Obrigado, Sofia Moreira de Sousae e quipa por receber nesta ocasião dois imigrantes brasileiros que estão aqui para somar nesta jornada de transformação. Obrigado por dar espaço a diferentes vozes e diferentes perfis, sendo vocês exemplos positivos de lideranças do século 21.


E obrigado também a todos os jovens que estavam presentes e tão entusiasmados em levar as suas mensagens quanto nós dois!


Até breve!


Bruno & João


bottom of page