top of page

ArtZero - Dia Route!


Segundo dia do #ArtZero começou nas areias da praia de Alcântara! Depois de um primeiro dia cheio de conversas interessantes sobre sustentabilidade e consumo consciente, o sol entusiasmou todos a botar a mão na massa na ação de limpeza de praia organizada pela associação Route Portugal!

Para quem não sabe, o Route está presente no Brasil, Estados Unidos, Indonésia e busca tornar as praias ambientes mais limpos através da preservação, ações de limpeza e monitoramento de praias e conscientização ambiental. Tudo com muita energia, alegria e amor pela natureza!

Já participamos de uma ação Route Portugal com miúdos em Lisboa, você pode ver o quanto foi divertido por aqui!

O evento ArtZero visa aumentar a conscientização dos participantes sobre o tema usando metodologias participativas, então uma limpeza de praia para reunir uma galera que quer fazer a diferença, faz todo o sentido! Além de que os resíduos recolhidos depois da triagem poderão ser usados para a elaboração das obras de arte do concurso.

Com a chegada de todos os voluntários e também da malta do documentário É p'ra Amanhã, ação estava pronta para começar!

Um momento inicial de yoga com Prema Yoga para despertar os corpos e mentes. Esse domingo já estava bom demais. Seguimos com as instruções e divisões de grupos e o grande grito de guerra: É route!

Foram divididas equipe que ficaram responsável pela orla da praia, calçadão, parque e a área de pedras da praia. Foi dada a largada e todos seguiram com suas equipes. Fomos encontrando todo o tipo de lixo. Eram muitas palhinhas, copos plásticos, beatas e muito micro plástico!

Depois de todo o lixo recolhido, pausa justa para um lanche e hidratação! Toda essa comida iria ser descartada por supermercados e pastelarias, mas foram resgatados e doados para ação.

Chegou a hora de fazer a triagem de todo o lixo recolhido. As equipes foram divididas novamente e começa a triagem e as contagens:

Pelas imagens é possível perceber o absurdo de lixo encontrando. É assustador o nível de irresponsabilidade humana com todo esse lixo descartado em ambientes naturais e públicos. Mostrando ainda mais a importância desse trabalho de ação e conscientização.

Estes foram os resultados compartilhados por Route Portugal:

A tarde terminou com um grande agradecimento aos mais de 100 voluntários que participaram da ação e deixaram a praia mais limpa e segura para os animais, turistas e comunidade. Os participantes do concurso #ArtZero também puderam escolher entre os resíduos objetos para fazerem parte de sua obra de arte. Arte + conscientização!

Até o próximo encontro!

bottom of page