top of page

ArtZero - Primeiro encontro


Muitos dos objetos que são considerados descartáveis ainda possuem um grande valor. Só precisamos re-significar nossos olhares. Nesta onda, o evento ArtZero desafia Lisboa a criar peças de arte a partir de “lixo” e a participar em atividades e encontros sobre o tema sustentabilidade.

O Livre Para é parceiro na segunda edição do #ArtZero em Lisboa e iremos compartilhar com vocês todos os momentos, a programação e novidades do evento que pretende combinar arte + consciência + sustentabilidade.

Você pode conferir toda programação aqui!


Fazer a diferença


Os plásticos descartáveis representam um dos principais problemas ambientais nos nossos dias e são uma grande ameaça não só para os animais, mas também para os seres humanos! A boa noticia é que todos nós podemos fazer a diferença: Reduzir, Reutilizar e Reciclar são três simples regras a seguir para criarmos um mundo mais sustentável!


O ArtZero visa aumentar a conscientização dos participantes sobre o tema usando metodologias participativas. Pretende-se que a comunidade aprenda sobre o problema dos resíduos, enquanto se envolve no concurso artístico.


O primeiro encontro


No dia 30/03 as conversas começaram com a idealizadora do projeto Anna Masiello dando boas vindas a todos os participantes e compartilhando os objetivos do ArtZero.

A seguir tivemos uma conversa super interessante com Filipa Jordão do A Face Verde sobre o estilo de vida zero waste num contexto urbano.

Filipa compartilhando dicas para um dia a dia mais sustentável

Filipa é professora de miúdos e compartilhou que seu despertar para uma vida de consumo consciente veio inspirado nas suas experiências de botar a mão na terra em quintas plantando seu próprio alimento, onde se sentiu mais conectada com a natureza e também no livro de Bea Johnson sobre desperdício zero. Em seguida explicou as alternativas mais sustentáveis para os produtos de diferentes zonas de nossas casas.

Algumas das dicas foram:

Na casa de banho deixe as embalagens de plástico de lado e opte pelos xampus e desodorantes sólidos e sabonetes naturais. Escovas de lavar os dente de bambu e pastas naturais também são outras opções mais responsáveis que geram menor impacto no meio ambiente.

Ao ir as compras, procure mercados biológicos sempre que possível e lembre-se de levar os próprios sacos.

Escolha lojas a granel e procure levar seus potes e copos reutilizáveis!


Você pode ver todas as dicas e muito mais conteúdo sobre uma vida mais sustentável no Blog A Face Verde! Nós adoramos todo o conteúdo e temos certeza que você encontrará muitos dicas valiosas.

Eunice Maia compartilhando sua história com Maria Granel

Para a segunda conversa tivemos a presença de Eunice Maia da Maria Granel sobre redução de desperdício e sustentabilidade.


Maria Granel é a primeira mercearia biológica a granel de Portugal! Eunice compartilhou como surgiu a ideia de criar a loja e suas inspirações que vieram de uma infância de muita conexão com a natureza.

Sua grande missão com Maria Granel é proporcionar a todos alimentos de qualidade superior, nutritivos e biológicos, promovendo uma alimentação saudável e um consumo responsável e consciente, que contribua para a redução do desperdício e, como tal, para a sustentabilidade do planeta! Depois desta fala inspiradora foi aberto um espaço para perguntas e comentários e também nesta primeira etapa foram fornecidos a cada participante embalagens para serem usados na criação das peças artísticas do concurso:

No fim deste dia de trocas e conexões todos estavam inspirados para fazer a sua arte e refletir sobre em seus hábitos de consumo. Há sempre muito a aprender e compartilhar, não é mesmo?


A segunda etapa do #ArtZero foi ação de limpeza de praia organizada por Route Portugal e com a presença da galera do documentário É p'ra Amanhã. Vamos compartilhar tudo por aqui no Livre Para, até logo!


Fica aqui a galeria com todas a imagens do primeiro dia de #ArtZero:


bottom of page