O carnaval no Brasil foi lindo este ano. Mesmo de longe, vimos a energia diferente que estava pelas ruas, pelas festas e pelas Escolas de Samba.
Esse carnaval nos fez relembrar outras faces do Brasil, as belezas, as histórias e pessoas que precisam ser celebradas. O Brasil que ainda temos, mas que precisamos trazer a tona novamente.
E foi tudo feito com alegria e diversão. Sem ódio, sem raiva. É possível protestar no meio da festa e lembrar que a vida é isso: uma grande brincadeira, um grande carnaval. As Escolas de Samba trouxeram um espetáculo poderoso e de grande importância, enredos cheios de mensagens de representatividade, inteligência, de luta por respeito pelo próximo e pela natureza. Os reflexos destes temas nas comunidades e sociedade são importantíssimos e imensuráveis, pois acertam dentro, acertam no coração. Motivam e empoderam.
Nas ruas (graças as redes sociais) também vimos exemplos de solidariedade, união e compaixão entre confetes e música. Nada é perfeito, mas isso é carnaval. É a contradição, são os paradoxos dessa folia brasileira. Que outro povo canta com tanta emoção seus sofrimentos e traumas?
Esse carnaval mostrou que educação pode vir através da música, do lúdico, das cores e das fantasias. Carnaval é aprender, é resistir dançando!
Que esses dias de festa tenham despertado uma força e orgulho dentro de quem tem esperança de um país mais justo e igualitário. Estamos todos na torcida.
Comments