top of page

Não tem como ser feliz agora?

Como já foi mais possível alguns anos atrás? Simplesmente não tem como.


Não tem como ser feliz agora?

Não tem como ser feliz agora. E saiba que eu estou falando de um lugar de privilégio social e por ser um homem branco, cisgênero nessa sociedade atual. Sim, sou casado com outro homem e muito feliz no casamento, tenho trabalho, ainda bem. Tenho amigos verdadeiros, família muito unida e uma cadelinha fofa. Tudo para estar feliz, trabalhando na minha vida e sem incomodar ninguém, inclusive.


Mas, como curtir e celebrar de verdade qualquer conquista, vitória da minha pequena vida, se eu sei, e todos sabemos, que temos crianças passando fome e morrendo todos os dias por causa de guerra de poder bélica em pleno ano de 2025, ontem, hoje e agora. Sim, são muitos conflitos horrorosos acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, tudo fica pior. Não deu? Não temos mais limites? Cada a decência e o respeito? Foram de foguete para Marte, só pode ser.


Estamos esperando sensatez de todos os humanos? Sim, e é uma ilusão? Sim, mas olhem e admitam para si mesmos, junto à família, amigos, grupos, o que o Estado de Israel está fazendo na Palestina, por exemplo. Ataques horrorosos a civis, extermínio e vigança em massa desde 2023. E a realidade de ver tudo isso registrado na televisão e nas redes sociais, e o quanto afetam a nossa saúde mental? Ainda assim, AINDA BEM que temos media livre o suficiente para mostrar os absurdos e crimes cometidos. Olhem o que o Estado de Israel está fazendo à comunidade judaica do mundo todo que não necessariamente concorda com essa guerra sem fim.


Como ser feliz sabendo que, propositadamente, estão deixando seres humanos morrer de fome como tática, estratégia de guerra? Ninguém respeita nada e ninguém aprende nada?

Os diferentes Deuses, me parece, ficaram para estas pessoas somente no impresso do papel. Porque na hora de agir, nada justifica essa interpretação maligna das religiões, sinceramente.


Eu nasci em 1988, cresci em um mundo que vislumbrava PAZ, que falava sobre paz na TV, em shows com centenas de artistas cantado celebrando e pedindo paz. E agora estes senhores que estão no poder vão impunemente deixar o mundo todo mais e mais infeliz? Sim, porque só maníacos psicopatas poderiam ficar orgulhosos ou plenos e felizes com o que está acontecendo em Gaza, na Ucrânia, no Sudão e a lista segue infelizmente.


E, se só vai piorar, se não houverem freios e consequências para essas guerras que misturam Estado, Religião e Dinheiro, como você vai estar feliz com o seu filho na escola passando de ano, se ele vai ter medo de sair de casa depois de ver as notícias? Ou a sua filha saber, por você, pai ou mãe, que as pessoas estão atirando umas nas outras para conquistar mais pedaços de terra e controlar o poder com ideologias perigosas, e ainda por cima opressoras e segredoras?


Ninguém, pelo amor destes Deuses, está negando a existência de terroristas e células de terrorismo. Mas não justifica matar toda uma nação, vocês perderam a noção? Esses caras estão fora de sí? Inclusive, existe, em Palestina, um presidente que não faz parte do Hammas e sim da Autoridade Palestina, e esse é já um caminho para a solução diplomática. Aqui em Portugal, onde moro hoje, existem infelizmente células de grupos neonazistas que deveriam ser todos presos, e, por pior e perigosos que sejam, não justifica fazer barbaridades com a população de Portugal para acabar com esse mal e ameaça. Deu para entender essa tentativa de paralelo das situações? Acredito que sim.


Enfim. Não tem como ser feliz agora? Não sei. Estou aqui desabafando mesmo. E nem entrei no mérito de como estas guerras absurdas trazem MAIS poluição para uma (única) Terra já bastante devastada pela ação humana. E continuo tentando descobrir, não só falando e filosofando, mas agindo, criando e estudando também, sozinho e em coletivo. O nosso tom aqui na Livre Para é de esperança, de trabalho pelo clima, pela liberdade e criatividade na hora de comunicar sobre temas importantes para o bem comum. Mas tem dias, cada vez mais frequentes, em que não dá mais para ser feliz sabendo que todas essas atrocidades acontecem enquanto eu estou somente jantando cansado depois de um dia de trabalho ou almoçando em família.


E é uma tristeza saber disso o tempo todo.


Não tenho grandes conclusões nem respostas fáceis, mas se nós não falarmos, votarmos e clamarmos por PAZ, nada vai mudar (nesta m@rda). Desculpem. =)


E assim, se nada for feito, a tristeza e a desilusão vão tomando mais e mais espaço, o ódio arranjado mais seguidores, o que deixa o cenário sempre mais perigoso. Não é esse o cenário que eu aceito viver. É o cenário e futuro que você deseja viver? Então, vamos ter que conversar mais sobre a urgência da PAZ. Obrigado por me acompanhar até aqui, o diálogo e a expressão fazem parte da esperança de um planeta pacífico.


Bruno Lisboa

Livre Para Social Good Agency

Nos encontre por aqui também:

  • LinkedIn
  • Instagram

 
canallivrepara@gmail.com


Penha de França | Lisboa | PT

bottom of page