top of page

O dia do Nosso Planeta



O dia de Terra é uma data para celebrar e refletir. Por isso, decidimos compartilhar a dica de uma nova série documental da Netflix: "Nosso Planeta". A série com 8 episódios foi filmada durante 4 anos em 50 países diferentes com mais de 600 pessoas envolvidas na produção.

É um espetáculo em cada cena, o nosso planeta é tão vasto que pode ser fácil esquecermos como é delicadamente equilibrado. Cada bioma está intimamente ligado aos outros e uma mudança em um afetará todos os outros.


O poder de cada episódio está em mostrar a riqueza e a diversidade única desse planeta para logo depois mostrar o impacto que as nossas irresponsabilidades estão causando. Essas não são cenas fáceis de assistir, mas são importantes para despertar algum senso de urgência em nossas mentes. Nós vemos toda a beleza e singularidade, mas também estamos vendo ela escapar diante de nossos olhos. Vemos a vida sofrendo. Indo embora.


O Nosso Planeta - Netflix

São hipopótamos que antes nadavam livres nas águas doces, e agora estão presos na lama. São ursos ficando cada vez mais violentes uns com os outros na disputa pela comida. São espécies que estão a beira de extinção devido a caça predatória ou a pesca sem fiscalização e muito menos sem sustentabilidade.


Hoje nosso planeta está enfrentando seus maiores desafios de sempre - e isso é por causa de nós. A atividade humana está mudando cada parte do nosso planeta. Essas mudanças são tão grandes que os

cientistas dizem que entramos em uma nova era - o Antropoceno época, significando "a idade dos humanos". Os seres humanos só existem há 200.000 anos, um pequeno lapso de tempo em comparação com os 4,6 bilhões de anos da história do planeta. No entanto, nesse tempo, tivemos um impacto maior em nosso planeta do que qualquer outra espécie - e nosso impacto está aumentando. Nós nos espalhamos em quase todas as partes do planeta, derrubando florestas para criar terras agrícolas, estabelecendo-se em grandes cidades. As mudanças tecnológicas levaram o crescimento das indústrias e agora consumimos mais dos recursos da Terra do que nunca.


O Nosso Planeta - Netflix

Nesta nova época, enfrentamos escolhas importantes. Se continuarmos a tirar mais do nosso planeta do que colocamos de volta, então arriscamos a sua sobrevivência. Mas isso também pode ser uma época de oportunidades.

Nós entendemos o que está acontecendo e como podemos mudar a maneira como vivemos para moldar um futuro melhor para o nosso planeta, onde os seres humanos podem prosperar ao lado da natureza. Fazendo as escolhas certas agora podemos nutrir o nosso planeta e proteger a Terra para muitas gerações.


Além de todos os episódios já disponíveis muito legal também é o site da série, o "OurPlanet.com" que fornece uma riqueza de conteúdo de vídeos (gratuitos!) de alta qualidade para serem usados em escolas para estimular a discussão entre os estudantes de todas as idades. Os jovens de hoje serão os administradores do nosso planeta nos próximos anos, e o futuro de toda a vida depende eles ganham conhecimento, habilidades e paixão pela natureza necessário transformar o relacionamento da humanidade com o mundo e construir um futuro mais sustentável.


Fonte conteúdo e imagens: ourplanet.com

bottom of page