O SummerCEmp 2021 foi inspirador demais!


Pensava em escrever sobre a nossa experiência na quarta edição do Summer Cemp, uma realização da Comissão Europeia em Portugal, de uma forma mais séria, jornalística, frisando a presença de oradores entusiasmados e dedicados aos seus objetivos como líderes, sobre a importância de relevância dos complexos assuntos que foram discutidos e abordados, como exemplo: imigração, segurança de dados, sustentabilidade, o Pacto Europeu pelo Clima, igualdade de género, inovação, e que foram sempre debates questionadores, interessantes, críticos e entusiasmados. Sempre a refletir sobre o presente e futuro da União Europeia e suas jornadas de aprendizados e evoluções.


Mas o que mais nos tocou, nos inspirou foi o encontro de jovens entusiasmados para o trabalho com propósito, para o bem comum, para o social good! Jovens com idade média de 25 a 30 anos a refletir como poderão agregar de forma positiva e crítica os seus talentos e conhecimentos para a busca de paz entre nações, países e pessoas.


Estamos vivendo em tempos adversos e desafiadores, então ter o privilégio de participar de um encontro como este teve um impacto muito potente na nossa visão de esperança e trabalho para um presente mais justo, sustentável e harmonioso. É preciso entender que existe sim esta onda e força de vontade e honestidade, e ela é muito poderosa. Pois, apesar de todas as dificuldades, inimigos e egos, o maior propósito é somar, contribuir e não somente surfar em um privilégio. É a busca da igualdade e da paz.


O Livre Para teve a honra de moderar um painel com exemplos de projetos com a sustentabilidade e responsabilidade social em seus DNAs (faremos outro post sobre!) e a mensagem que nós transmitimos para os (outros) jovens =), foi da importância de acreditarmos nos nossos poderes de transformação, que trabalhar com propósito é desafiador, mas é o que dá mais energia para enfrentar os desafios reais e sérios que existem em nossa sociedade.

É o fogo inspiracional que de alguma maneira a recompensa é extraordinária, e não envolve somente valores ou posições, mas sim um sentimento de preenchimento e gratidão.


A Vila de Alcoutim é um lugar mágico no tempo e espaço, fazendo fronteira com a Espanha, são exemplos de paz e respeito. O Rio Guadiana, que une as vilas, é de uma presença imponente e muito bela, que também nos proporcionou uma divertida e linda praia fluvial.




Gratidão e uma salva de palmas para a equipa da Comissão Europeia em Portugal e todas as outras dedicadas equipas que unidas proporcionaram dias de muito aprendizado, troca e reflexão, em uma organização sensacional e programação inspirada, inteligente, rica e divertida. E esta união com os acolhedores Alcoutenejos, fizeram do evento ainda mais espetacular.


Um agradecimento especial a todos os jovens que também acolheram o Livre Para em vosso evento, com muito interesse, conhecimento e animação. Nós somos o poder do presente e do futuro!


Bruno Lisboa Diotallévy

Embaixador Pacto Europeu pelo Clima



Posts recentes

Ver tudo