top of page

Over Flow - Quando a arte transborda um alerta.


Uma gigantesca onda invade o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa, Portugal. Ela assusta pelo seu tamanho e pela mensagem que carrega. O MAAT fica a beira do rio Tejo em um sítio que um dia já foi industria de eletricidade, onde as conectividades entre as águas e as atividades humanas é gigantesca.

Over Flow - Tadashi Kawamata
Over Flow - MAAT

Over Flow é um banho frio de criatividade e escultura que representam a arte em forma de alerta para todos que se deparam com a grande onda de objetos de diferentes origens e tamanhos espalhados em uma grande rede na Galeria Oval do famoso museu. A obra nos leva para o sentimento de "agora já é tarde demais" em uma paisagem distópica onde o mar já foi tomado pelos detritos humanos, com todo o nosso lixo e o nosso descaso.

O artista japonês Tadashi Kawamata inspirado na famosa obra “A grande onda ao largo de Kanagawa” de Katsushika Hokusai, construiu um ambiente que nos faz questionar onde é o ponto de equilíbrio, e onde será o limite para nossas ações como seres humanos. E mais importante, o que será do nosso futuro se continuarmos assim? Será esse o triste desfecho da nossa civilização?

Over flow impressiona pelo seu tamanho, mas também pela sua história e complexidade. Começando pelo fato de que Lisboa já foi vítima de catástrofes naturais como um terremoto e um tsunami. A cidade já sentiu o poder da natureza e agora o artista nos alerta que também está a mercê da própria ação humana irresponsável.

Os detritos da instalação foram recolhidos pela organização de voluntários Brigada Do Mar (www.brigadadomar.org) nas regiões costeiras de Lisboa, mostrando a quantidade absurda de lixo que circula pelo oceano, materiais oriundos de vários continentes. São garrafas, redes, bóias, barcos, embalagens num infinito agonizante de lixo. Cada um desses objetos estão ali contando uma história, pois não apareceram nos mares por mágica. Foram criados, produzidos, comercializados e finalmente descartados. Por nós.

A obra é uma fusão de propósitos e sentimentos. É uma onda que nos choca ao lembrar que essa é a nossa realidade. É nossa história. Não podemos negar que estamos vivendo essa fase crítica como seres inteligentes e cientes.

Já estamos mergulhados nessa situação, e a obra de Tadashi é um capítulo importante que ficará marcado em nosso processo de realização de que agora é a hora de agir.

É uma questão de educação, indignação e ação.


Você pode saber mais detalhes sobre esta incrível instalação no vídeo a seguir:


bottom of page