Barreira de Corais de Belize retiradas da lista de perigo!


Uma boa nóticia: O segundo maior recife de coral do mundo foi retirado da lista de lugares ameaçados de extinção!

Barreira de Corais em Belize

Depois de ser listado em perigo em 2009, a Barreira de Corais de Belize foi retirada da lista “Patrimônios Mundiais em Perigo” da UNESCO no mês passado.

Estava na lista devido a uma série de ameaças, incluindo o desenvolvimento turístico insustentável em muitas das ilhas e possíveis atividades de petróleo e gás que são ameaças ao frágil ecossistema do local.


O Comitê do Patrimônio Mundial creditou as medidas de cuidado de Belize como a causa da vitória histórica da conservação. Como forma de proteger o recife, o país introduziu a proibição de exploração de petróleo ao longo de toda a zona marítima do país em dezembro de 2017, e recentemente reforçaram as regulamentações florestais para proporcionar uma melhor proteção aos manguezais.

O sistema de recifes de Belize entrou pela primeira vez na Lista do Patrimônio Mundial em 1996. É um sistema natural extraordinário que consiste na maior barreira de recife no hemisfério norte, várias centenas de restingas, florestas de mangue e lagoas costeiras. É considerado um habitat importante para espécies ameaçadas, incluindo a tartaruga marinha verde, o peixe-boi das Índias e do crocodilo marinho Americano.

Barreira de Corais em Belize

"A remoção atual da Barreira do Belize da Lista de Patrimônio Mundial em Perigo é um momento crucial para a Convenção do Patrimônio Mundial e dos oceanos", disse o Dr. Mechtild Rossler, diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO.


“A liderança em conservação do governo de Belize trouxe uma mudança marcante para o segundo maior sistema de recifes de corais do mundo, numa época em que os recifes de corais são severamente ameaçados pelas mudanças climáticas. O resultado de hoje mostra o poder da ação coletiva entre o governo, a UNESCO, a IUCN e a sociedade civil e é um exemplo para o resto do mundo ”.


O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO se reúne uma vez por ano para designar novos locais em todo o mundo por sua importância natural, científica ou cultural. Juntamente com a remoção da Barreira de Corais de Belize da lista de perigo, eles adicionaram 19 novos sites em todo o mundo, que você pode conferir no site da UNESCO.

Matéria traduzida do site: GoodNewsNetwork.com

CONTATOS

 

canallivrepara@gmail.com

+351 914 820 619

+351 914 822 304

Penha de França | Lisboa | PT