top of page

Terceiro dia do #ArtZero em Lisboa

O famoso Mercado de Arroios nos recebeu mais uma vez para o terceiro encontro do ArtZero, que foi inspirador e cheio de informações. Depois do primeiro encontro focado em consumo consciente e a ação de limpeza de praia, chegou o momento de conversarmos sobre como conectar sustentabilidade e arte.

Anna (@hero_to_0) começou apresentando Xico Gaivota, artista que acredita na conscientização ambiental através da arte e da educação, principalmente com as crianças.

Suas obras são todas criadas a partir de sua imaginação e dos materiais encontrados nas praias de Portugal e do mundo. As obras são lindas e criativas, com cores diferentes e formatos interessantes.

São diversos animais, na sua maioria marinhos, que remetem a um cenário de praias e oceanos. Lindos peixes e tartarugas com cores originais em de cada uma das peças, pois ele não utiliza tintas nas obras.

O artista compartilhou seu relacionamento com o praia e o mar e explicou suas inspirações e caminhos para criação de suas obras. Os participantes do concurso fizeram diferentes perguntas em relação as técnicas que o artista usa, também sobre seus processos, propósitos e como tudo começou.

Xico Gaivota

A conversa seguiu com Rui Dias, que foi o vencedor da primeira edição do ArtZero!

Rui compartilhou como foi o seu processo criativo e suas referências, deixando os participantes mais animados para finalmente começarem a criar suas obras.

Rui Dias, vencedor da primeira edição do ArtZero

Para quem não sabe, o ArtZero além dos encontros sobre sustentabilidade e arte, também promove um concurso artístico onde os participantes estão criando a partir de materiais descartados encontrados na ação de limpeza de praia, obras de arte que tragam reflexões e mensagens sobre o nosso tratamento com o plástico e lixos que acabam na natureza.

Os vencedores serão escolhidos por um juri e também por uma votação online para escolher a obra favorita. Vamos compartilhar tudo por aqui!


Estamos muito felizes em cobrir e compartilhar todos os momentos do ArtZero 2019, mostrando que arte, natureza e responsabilidade podem andar todos juntos.


Até a próxima!

bottom of page