top of page

Um dia de cada vez


Já assistiu a série One day at a Time?

Com tantas temporadas e episódios surgindo a cada dia, encontrar uma série que agrega mensagens positivas e risadas de uma maneira divertida não é tão comum.

Por isso que One day at a Time (algo como "um dia de cada vez") é tão maravilhosa!

O show gira em torno de uma família cubano-americana que vive em Los Angeles, com foco em uma mãe enfermeira e veterana de guerra, seus filhos e sua mãe cubana que um dia imigrou para os Estados unidos quando adolescente após a ascensão de Fidel Castro ao poder.


Essa mistura de gerações da família é o que deixa a série muito interessante e relevante. São abordados temas como como doenças mentais, imigração, sexismo, homofobia e o racismo que os latinos que vivem nos Estados Unidos enfrentam. E é tudo feito com muita sensibilidade e respeito. A série está ali para divertir e compartilhar histórias que façam com que os seus espectadores criem empatia pelos personagens e suas jornadas. O famoso "se colocar no lugar dos outros".



Para mim, a abuelita (avó) é um show a parte. A personagem de Rita Moreno (que é um ícone latino nos EUA e no mundo) está hilária como Lydia a avó super religiosa, muito orgulhosa de suas origens e apaixonada pela família. Ela representa a geração que está vendo o mundo mudar cada vez mais depressa, e as vezes se assusta e não compreende. "Como assim tudo o que eu aprendi minha vida inteira agora não é mais verdade?".

Abuelita de Rita Moreno sendo maravilhosa

A vivência com a filha e netos faz a avó refletir e rever seus conceitos, mas sempre com um humor e timing cômico perfeito da atriz. Você entende que o personagem cresceu aprendendo de maneiras diferentes e não faz por maldade alguns de seus comentários e atitudes, mas o coração e o caráter é algo mais valioso e a vontade de aprender merece todo o respeito.


São três temporadas disponíveis na Netflix, e cada episódio da série se concentra em questões importantes que enfrentam as comunidade hispânicas e as famílias em geral. Em alguns momentos você identifica sua família toda nos personagens, uma tia, a irmã ou os avós. E as risadas estão sempre junto.

Os episódios que tratam de depressão e ansiedade são muito importantes, pois são assuntos tão atuais e que precisam ser discutidos, conversados e melhor compreendidos. Como eles conseguem tratar destes assuntos delicados de maneira tão genial é o verdadeiro tesouro da série. É um show necessário e muito atual, e o ideal mesmo seria se estive passando na televisão aberta para todos assistirem.



One Day at a Time é aquela série que você termina cada episódio com um sorriso no rosto e já quer ver o próximo, mas prefere guardar para não terminar todos de uma vez!

bottom of page