top of page

Se você refletir, não existe o "jogar fora".


Você já ouviu falar do movimento zero waste/desperdício zero?

É um movimento que busca reavaliar a maneira em que nós consumimos e descartamos objetos, alimentos, produtos de higiene/beleza. É uma busca para reduzir o nosso impacto na natureza quando descartamos o nosso "lixo". As bases desse movimento são: Recuse, reduza, reutilize e recicle. Mas como chegamos aqui?

Durante muitos anos pareceu sempre muito fácil: Vamos ao mercado, compramos o que queremos, descartamos os produtos depois do seu uso e voltamos ao mercado novamente. É tudo tão fácil! Ficamos todos felizes e satisfeitos com a facilidade de encontrar, por exemplo, aquelas escovas de dente que vimos na televisão. De comprar caixas com nossas bebidas preferidas.

Porém, com o passar das décadas fomos percebendo que essa maneira de consumir não é sustentável, pelo menos não com os materiais em que a maioria dos produtos que usamos no dia a dia são produzidos. As pilhas e pilhas do que foi descartado só aumentam.


São bilhões de humanos no planeta, então onde vamos parar se todos consumirem de uma maneira irresponsável? A natureza não está mais dando conta. Porque se você refletir, não existe o "jogar fora". O seu lixo pode sair do seu campo de visão, mas ele não sai deste planeta querido que batizamos de Terra! O seu lixo ainda está por aqui! Aquela escova de dente que você comprou a dez anos atrás, sinto-lhe dizer, ainda existe!

Não é fácil dizer não para muitas das facilidades que a industrialização e a tecnologia nos trouxeram. Nós aprendemos a consumir desta maneira durante muitos anos. Mas veja o quanto também apreciamos contemplar a beleza da natureza, o quanto gostamos de aproveitar as diferentes estações do ano, e como é bom curtir a praia e o mar no verão.

Quando botarmos na balança para o que precisamos dar mais valor?

Será tão impossível mudarmos nossos hábitos? Nós somos seres inteligentes que se adaptam, que aprendem e que evoluem.

Vamos aprender juntos e cuidar melhor da nossa casa.

Já que nós somos os únicos seres com a dádiva que é a capacidade de contemplação, vamos cuidar das belezas naturais que nos inspiram e nos completam.


Toda a semana o Livre Para vai trazer uma dica de como mudar nossos hábitos para ter uma vida com menor desperdício e com mais responsabilidade. Toda segunda-feira vamos compartilhar uma sugestão para você praticar na sua rotina. Juntos vamos transformando nossos hábitos, em um processo de assumir responsabilidades que nos deixarão mais conectados com os nossos propósitos na natureza e em nossas comunidades.


Vamos começar a nossa jornada para uma vida sem desperdícios com uma dica fácil: Chega de sacos de plástico! Escolha sua eco bag preferida e já faça a diferença. Você também consegue!


Até a próxima semana!

bottom of page